O milionário self-made Steve Siebold passou 26 anos entrevistando algumas das pessoas mais ricas do mundo antes de condensar as suas descobertas no seu livro “How Rich People Think”.
Descobriu que o segredo para enriquecer “não está na mecânica do dinheiro, mas no nível de pensamento que o gera”.
Além de ter saldos bancários maiores do que a maioria, os ricos têm crenças, filosofias e estratégias diferentes.
Segundo Siebold, existem infinitas maneiras de ver o mundo de forma diferente das massas. Aqui destacamos oito.
1. As pessoas ricas acreditam que ser rico é um direito … enquanto as pessoas médias acreditam que ser rico é um privilégio.
“Os pensadores de classe mundial sabem que num país capitalista, eles têm o direito de serem ricos se estiverem dispostos a criar um valor massivo para os outros”, escreve Siebold.
As massas pensam que para ficar rico é preciso ser um sortudo. “Essa distinção no pensamento leva a classe média à loteria e à classe mundial a trabalhar”, diz ele. “Eles [os ricos] acreditam que tornam a vida melhor ou mais fácil para os outros, é o direito deles de serem ricos.”
2. As pessoas ricas acreditam que começar um negócio é o caminho mais rápido para ganhar dinheiro…enquanto as pessoas médias acreditam que começar um negócio é um risco”, afirma Siebold. “
A verdade é que ter um emprego não é mais seguro do que ter um negócio”, argumenta. “Por mais contra intuitivo que isso possa parecer, as pessoas que trabalham para si mesmas têm o poder de buscar proativamente negócios e aumentar as receitas à sua vontade”.
Claro, existem riscos envolvidos em começar um negócio, mas as pessoas ricas “sabem que o maior risco é não apostar em si mesmas”, diz Siebold.
Enquanto as pessoas ricas lançam negócios e lucram com eles, as pessoas comuns contentam-se com um salário fixo, portanto, perdem a oportunidade de gerar uma fortuna, diz ele. “As massas garantem-te uma vida de mediocridade financeira, permanecendo num emprego com um salário modesto e aumentos anuais de salário.”
3. As pessoas ricas acreditam que os ricos são mais experientes … enquanto as pessoas médias acreditam que os ricos são mais inteligentes.
“Se a chave para construir riqueza fosse notas excelentes na escola, todo graduado universitário summa cum laude seria rico”, argumenta Siebold. (Summa cum laude é uma frase em latim usada especialmente nos Estados Unidos (“com a maior das honras”) representa a maior distinção e é reconhecimento por obter a máxima qualificação possível num curso)
“Acumular dinheiro tem mais a ver com o conhecimento inteligente de rua, do que a sua capacidade de memorizar informações e se destacar em exames.”
Como adquirir esse conhecimento? Entre na cabeça de pessoas que já são ricas, aconselha Siebold, e descubra o que eles pensam e acreditam sobre o dinheiro.
4. As pessoas ricas acreditam que a riqueza está na construção de uma equipe … enquanto as pessoas médias acreditam que construir riqueza é um esforço individual.
“A classe mundial sabe que é preciso uma equipa para construir riqueza, e eles concentram muito dos seus esforços em encontrar as pessoas certas para alavancar as suas ações e ideias”, “As maiores fortunas são construídas através das contribuições físicas e mentais coletivas de uma equipa de classe mundial”.
5. As pessoas ricas acreditam que o dinheiro é simples … enquanto as pessoas médias acreditam que o dinheiro é complicado.
“As massas sempre pensaram que as pessoas ricas são mais espertas, mais sortudas ou mais instruídas. É claro que nenhuma dessas coisas é verdadeira”, diz Siebold.
Os ricos sabem que o dinheiro flui de ideias e resolução de problemas, ele escreve. “Quanto maior a solução, maior o salário”, diz ele. “Ganhar dinheiro pode não ser fácil, mas é simples. Não há mistério em ficar rico, mas essa crença limitante impede a maioria das pessoas de tentar.”
6. As pessoas ricas acreditam que o dinheiro é ganho através das ideias…
enquanto a pessoa média acredita que o dinheiro é ganho através do tempo e do trabalho.
A classe média pensa em dinheiro em termos lineares, explica Siebold, e “acredita que a única maneira de ganhar mais dinheiro é trabalhar mais horas”.
“Os ricos sabem muito sobre o dinheiro que precisam pensar em termos não lineares”, escreve ele. “Os ricos sabem que o pensamento criativo é a habilidade mais bem paga do mundo. … Treinar a sua mente para encontrar soluções para problemas difíceis é o verdadeiro segredo para ganhar dinheiro. ”
Em contraste, a pessoa comum vê o dinheiro como “o grande opressor”, escreve ele. “Enquanto a classe mundial vê o dinheiro como um recurso crítico que abre infinitas possibilidades, a classe média vê como o demónio, negando a sua importância. Com essa mentalidade, não é de admirar que a maioria das pessoas não o tenha em quantidade.
7. As pessoas ricas acreditam que o dinheiro é libertador … enquanto as pessoas médias acreditam que o dinheiro está controlando.
“Os ricos veem o dinheiro como uma ferramenta positiva que tem o poder de criar liberdade e oportunidade para si e para suas famílias”, explica Siebold.
Em contraste, a pessoa comum vê o dinheiro como “o grande opressor”, escreve ele. “Enquanto a classe mundial vê o dinheiro como um recurso crítico.
Com uma mentalidade como essa, é de se admirar que a maioria das pessoas não tenha muito?
8. As pessoas ricas acreditam que trabalhar é para a sua satisfação… enquanto a pessoas médias acreditam em trabalhar por dinheiro.
“Os ricos sempre souberam que trabalhar com o único propósito de ganhar dinheiro é a pior estratégia para construir riqueza“, diz Siebold.
Não procure um emprego com o maior potencial salarial, ele aconselha. Em vez disso, “foque-se no trabalho que tenha o maior potencial de satisfação. Após encontrá-lo, invista tanto em coração como em alma no seu trabalho, e você se tornará numa das pessoas mais competentes na sua área. E você será recompensado com riqueza incomum “.
E você deseja ser rico? O que está a fazer para isso?
O seu único fim é o dinheiro ou a sua realização pessoal?
Trabalhar apenas para ganhar muito dinheiro é um caminho tortuoso e solitário, essa é a escolha daqueles que não conseguem ser ricos.
A forma mais certa para conseguir a sua riqueza é contar com a equipa certa!
Há pessoas que acreditam nisso e trabalham em equipa e estão a conseguir a sua riqueza e realização pessoal, veja você mesmo como AQUI.