O porquê Portugal está na cauda da Europa na literacia e educação financeira?
A educação financeira é um assunto pendente em Portugal! Porquê?
Porque a grande maioria dos portugueses não são educados para a questão financeira, o que explica, o porquê Portugal está entre os piores países da Europa em termos de literacia financeira e conhecimentos financeiros, como revelado por um estudo de 2020 que nos colocou em último lugar.
As pouca e pequenas iniciativas patrocinadas por entidades públicas e privadas que abordam esse tema, como esta ação que podes ler aqui neste relatório sobre a situação em Portugal – 3.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, realizado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em 2020.
Em Portugal, os conhecimentos sobre conceitos financeiro, são dados pelos bancos.
A maioria dos portugueses não possui os conhecimentos necessários para identificar conceitos básicos como inflação, taxas de juro composto ou formas de investimento.
O pouco que sabe é dado pelos bancos, infelizmente, os bancos não são os melhores prestadores de serviços de educação financeira e não ajudam as pessoas a tomar as melhores decisões financeiras para elas e suas famílias.
Também as escolas como os pais não sabem como fornecer essa educação, que deveria ser um assunto importante na educação desde a infância, uma vez que é um assunto que afetará a vida das pessoas ao longo de toda a sua vida.
Somente na idade adulta é que começam a surgir essas preocupações, quando entram na vida ativa.
Tomar as melhores decisões financeiras: a importância da educação financeira.
A educação financeira é mais do que a simples compreensão do que é uma conta poupança ou um crédito bancário.
Uma boa educação, serve para nos proteger, e ajuda-nos a tomar as melhores decisões financeiras e gerir melhor o nosso dinheiro.
Ter conhecimento para planificar o seu orçamento familiar, planear um futuro mais seguro economicamente, garantir e reforçar um valor extra para somar à nossa reforma, evitar dívidas e prevenir fraudes.
É uma chave para a independência financeira e pode ajudar-nos a tomar melhores decisões financeiras, quer esteja a poupar, a gastar ou a investir o nosso dinheiro.
Busque ajuda profissional
Se você ainda se sentir inseguro para investir sozinho, busque a ajuda de um profissional de investimentos, como um assessor financeiro ou um gestor de carteira.
Eles podem ajudá-lo a montar uma carteira de investimentos conforme o seu perfil de investidor, por outro lado, ajudar a atingir os seus objetivos financeiros.
Investir pode parecer assustador para quem está a começar, no entanto, seguindo essas dicas e cuidados, é possível começar com o pé direito e garantir um futuro financeiro mais seguro.
Lembre-se de sempre buscar informações e conhecimento antes de tomar qualquer decisão financeira.
Busque ajuda profissional para investir com segurança e atingir seus objetivos financeiros.
Baixe AQUI Ebook onde vai conhecer algumas dicas sobre Educação e Planificação Financeira