Avançar para o conteúdo

Porquê deves criar o teu fundo de emergência para as tuas finanças pessoais

Estás preparado para o ano 2023?

Parece que 2023 vai ser um ano financeiramente muito complicado, não é novidade que vamos ter que lidar de outra forma com a nossas finanças para aguentar o impacto desta alta inflação, pois os preços não param de subir.

Para quem sobreviveu às várias vagas de pandemia nos dois últimos anos e em consequência ficou com a sua economia destroçada, sente que naufraga financeiramente.

Se por um lado, nem todos os anos trazem situações pandémicas, por outro e de certeza, todos os anos, ou mesmo todos os meses, trazem despesas imprevistas ou situações com o qual não contávamos.

Sabe que há soluções ao nosso alcance (que tanto o estado, como os bancos e companhias de seguros não estão interessadas que saibas), mas que permite enfrentar com mais tranquilidade estes tempos de interessa que se aproximam

O primeiro passo é diagnosticar o problema das tuas próprias finanças

Portanto, para estar preparado para o que aí vem, há algumas coisas que deves fazer:
O primeiro passo é diagnosticar o problema das tuas próprias finanças, deixando a vergonha para trás, se não for possível fazê-lo sozinho, é sempre possível procurar ajuda especializada ou formação adequada, o controlo das finanças pessoais nem sempre tem que passar pelo conceito de incerteza.

Procurar preparares-te para tais eventos e tentar evitá-los tanto quanto possível, tomando certas medidas, tais como criar um plano de poupança e investires, colocar esse dinheiro num lugar seguro e que te dê rentabilidade acima da inflação.

O segundo passo consiste em criar um fundo de emergência

Este fundo deve ter pelo menos 3 a 6 meses para no caso de perderes o teu emprego ou uma situação inesperada como aconteceu durante o confinamento, não poderes trabalhar, deve ser o dinheiro suficiente para poderes pagar todas as tuas contas durante esse período.

Assim deves estar preparado para emergências, porque não se pode prever tudo o que poderá acontecer na vida.
A última coisa que queres fazer quando uma emergência acontece é vender a tua casa ou mudares-te para um pequeno apartamento, estes são apenas dois exemplos de coisas que podem acontecer se não tiveres dinheiro suficiente em reserva.

Estas recomendações irão ajudar-te também a controlar as tuas finanças, identificar os momentos em que fazes despesas irregulares, e permitir-te corrigir essas despesas no futuro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.